O vaso rachado

Uma velha chinesa tinha dois grandes vasos, cada um suspenso na extremidade de uma vara que ela carregava nas costas.
Um dos vasos era rachado e outro era perfeito. Todos os dias ela ia ao rio buscar água, e ao fim da longa caminhada do rio até a casa o vaso perfeito chegava sempre cheio de água, enquanto o vaso rachado chegava meio vazio.

Naturalmente o vaso perfeito tinha muito orgulho do seu próprio resultado e o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito, de conseguir só fazer a metade daquilo que deveria fazer.
Ao fim de dois anos, refletindo sobre sua própria amarga derrota de ser rachado, durante o caminho para o rio o vaso rachado disse à velha:


Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que tenho faz-me perder metade da água até a sua casa…


A velha sorriu:”


Reparaste que lindas flores hão no caminho, somente no teu lado?

Eu sempre soube do teu defeito e, portanto, plantei sementes de flores na beira da estrada do teu lado. Todos os dias, enquanto voltávamos do rio, tu regava-as
Foi assim durante dois anos, pude apanhar belas flores para enfeitar a mesa e alegrar o meu jantar. Se tu não fosses como és, não teria tido aquelas maravilhas na minha casa.”


Cada um de nós tem seu próprio defeito, mas é o defeito que cada um tem, que faz com que nossa convivência seja interessante e gratificante. É preciso aceitar cada um pelo que é, e descobrir o que há de bom nele!

Ame as pessoas com seus defeitos, e ore para que esse defeito seja transformado em Benefício…

Edna Glauber
Psicóloga Cognitivo Comportamental
Life Coaching

Para refletirmos! Que tipo de lição você aprendeu com essa parábola?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Relacionados

Como construir pensamentos positivos!

REFLITA:Será que teus pensamentos estão alinhados com teus interesses?Estes pensamentos distorcidos estão afastando você do seu objetivo? Já notou que,…

Os efeitos das drogas no trânsito

Neste artigo, pretende-se destacar a importância da psicologia do trânsito para auxiliar uma possível mudança de comportamento e a importância…

Qual a diferença de Coaching e Psicoterapia?

São processos distintos, podem trabalhar em parceria, mas cada um tem um propósito. A psicoterapia é um processo que permite…

Se você quiser chegar ao seu destino terá que assumir o volante!

Vai ter que afivelar o cinto e apertar fundo o pedal do acelerador, não importa se estiver preparado ou não.…